Agência Panafricana de Notícias

Militar togolês abatido no leste do Tchad

Paris- França (PANA) -- Um militar togolês da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (RCA) e Tchad (MINURCAT) foi abatido terça-feira em Abéché, no leste do Tchad, soube a PANA quarta-feira de fontes militares francesas.
De acordo com o Estado-Maior do Exército francês, o militar togolês foi morto por um soldado francês quando estava de guarda no Camp des Etoiles baseado perto do aeroporto de Abéché.
O soldado francês fusilou ainda mortalmente dois dos seus camaradas do II Regimento Estrangeiro de Infantaria e um camponês tchadiano, antes de fugir, indicou o Exército francês, precisando que um inquérito está em curso para determinar as circunstâncias exactas do drama.
Cerca de 170 soldados togoleses participam na MINURCAT que substituiu, a 15 de Março último, a Força Europeia no Tchad e República Centro-Africana (EUFOR).
Os soldados da MINURCAT, cujos efectivos serão elevados para cerca de cinco mil 200 homens, têm como mandato proteger os refugiados em Darfur (conturbada região ocidental do Sudão) que vivem no leste do Tchad e os deslocados internos no Tchad e na RCA.