Agência Panafricana de Notícias

Militante antiesclavagista detido na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Elementos da Polícia mauritana detiveram, quinta-feira de manhã, o terceiro vice-presidente da Iniciativa de Ressurgimento do Movimento Abolicionista (IRA, uma Organização não Governamental antiesclavagista), Diop Amadou Tidiane, quando se encontrava na sua casa situada num bairro popular de Nouakchott, soube a PANA de fontes próximas da organização.

Os motivos desta detenção ainda não foram oficialmente explicados, mas acredita-se que possam ter um laço com os violentos confrontos que opuseram, quarta-feira à tarde, as forças da ordem aos "ocupantes ilegais" dum bairro precário situado perto dum hospital oftalmológico da fundação “Bouamatou” situado na comuna de Ksar, afirmam os observadores.

Estes confrontos fizeram vários feridos entre as forças da ordem « apanhadas por surpresa », segundo o governador de Nouakchott, Mahi Ould Hamed.

Ao mesmo tempo, o Manifesto para os Direitos Políticos, Económicos e Sociais dos « Haratines » na Mauritânia, movimento dedicado à luta contra « a exclusão » desta componente nacional, protesta e denuncia « um uso desmedido da força contra pobres cidadãos, provocando ferimentos graves a alguns deles ».

-0- PANA SAS/IS/IBA/FK/IZ 1julho2016