Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um bilionário sul-africano, dono de uma empresa farmacêutica, prometeu 255 milhões de dólares americanos, para ajudar o seu país a produzir vacinas contra a covid-19 e outras doenças.
O médico Patrick Soon-Shiong, que cresceu em Nelson Mandela Bay e concluiu o seu estágio no Hospital Geral de Joanesburgo, disse à Organização Mundial da Saúde (OMS), esta semana, que a sua fundação e empresa fornecerão apoio técnico e financeiro para permitir que a África do Sul comece a produzir vacinas em breve.
Soong-Shiong, cuja fortuna é estimada em 6,8 biliões, é o inventor do Abraxane, um medicamento conhecido por ser eficaz contra o cancro do pulmão, da mama e do pâncreas.
Foi diretor executivo do Instituto Wireless Health da Universidade de Califórnia e publicou mais de 100 artigos científicos.
Ele é o proprietário minoritário do Los Angeles Lakers desde 2010 e, desde junho de 2018, é o proprietário e presidente executivo do Los Angeles Times e do San Diego Union-Tribune.
Prometeu doar metade da sua fortuna para a filantropia no quadro da campanha Giving Pledge.
Soon-Shiong espera que o seu apoio seja benéfico para os tratamentos anticovid-19, mas também para outras doenças em África, incluindo a sida e o cancro.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 14maio2021