Agência Panafricana de Notícias

Milícias chamadas a deixar Tripoli antes de 20 de dezembro

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio instou as milícias presentes em Tripoli a deixarem a cidade e regressarem às suas respetivas províncias e cidades antes de 20 de dezembro corrente, soube a PANA de fonte oficial no local.

A este apelo, que visa pôr termo a todas as manifestações e à circulação de armas na capital líbia, segui-se-á uma mobilização popular no Largo dos Mártires, no pleno centro da cidade de Tripoli.

A manifestação, organizada pelo Conselho Local de Tripoli e por várias organizações da sociedade civil, reclamará por uma data limite para a dissolução dos conselhos militares e das milícias na cidade.

Estas disposições surgem na sequência duma reunião entre o presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustapha Abdeljelil, o ministro da Defesa, Oussama Al-Jalouly, e alguns membros desta instituição e que decidiu a dissolução das milícias e de outras formações paramilitares bem como a proibição do porte de arma, salvo se for autorizado pelos Ministérios da Defesa e do Interior.

Estas decisões, que entrarão em vigor antes do fim de dezembro corrente, dizem também respeito à proteção das instalações públicas e das zonas estratégicas pelos elementos dos Ministérios da Defesa e do Interior, bem como ao regresso dos membros destas milícias às suas profissões ao conceder-lhes o apoio material e moral necessário.

-0- PANA BY/JSG/IBA/FK/DD 07dez2011