Agência Panafricana de Notícias

Milícia pró-governamental sudanesa promete "libertar" Jebel Mara

Cartum, Sudão (PANA) - O comandante das Forças de Apoio Rápido Pró-Governamental (RSF), general Mohamed Hamdan Daglo, prometeu que as suas forças iriam "libertar" a zona de Jebel Marra, no Darfur-Norte, das mãos dos combatentes do Movimento de Libertação do Sudão, de Abdul Wahib Nor (SLM/AW), nos próximos três meses.

"A rebelião foi derrotada em Darfur e toda e qualquer aposta nela perderá", declarou o general Daglo, citado terça-feira pela imprensa local, em Cartum.

Jebel Marra é uma região vizinha do Tchad e da Líbia e é conhecida por ser o berço da rebelião em Darfur desde 2003. O seu chefe, Mohamed Nor, está em França onde vive e dirige as operações.

O general Daglo lançou um apelo para a deserção dos combatentes rebeldes de Nor para se juntar às RSF, com vista a proteger os civis e contribuir para os esforços de paz e de desenvolvimento.

Prometeu que as suas forças, que estão equipadas de armas pesadas, veículos e tanques blindados vão capturar "todos os criminosos e fora-da-lei para os encarcerar".

-0- PANA MO/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 06nov2018