Agência Panafricana de Notícias

Milhões de pessoas expostas à fome devido à baixa de produção de cereais no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A produção de cereais prevista para a campanha agrícola 2017-2018 estima-se em quatro milhões e 552 mil e 273 toneladas, ou seja uma queda de 0,32 porcento, expondo assim três milhões de pessoas à fome, anunciou quarta-feira o Governo do Burkina Faso.

As produções previstas de cereais em relação às necessidades do consumo de cereais mostram um défice bruto estimado de 72 mil 677 toneladas, de acordo com um comunicado oficial emitido no final do Conselho de Ministros.

De acordo com a nota, a campanha agrícola do ano transato foi marcada por bolsos de seca, pela cessação precoce de chuvas, por pragas (lagartas legionárias, pássaros granívoros...).

Mais de três milhões de Burkinabes estão ameaçados de insegurança alimentar porque 17 das 45 províncias do país são deficitárias.

O Conselho de ministros burkinabes encarregou os seus membros de tomar as disposições necessárias, em colaboração com parceiros que trabalham no domínio da segurança alimentar e nutricional, com vista a dar uma resposta adequada aos défices notados nas diferentes regiões.

-0- PANA NDT/DIM/DD 24nov2017