Agência Panafricana de Notícias

Mil e 30 migrantes nigerianos bloqueados na Líbia regressam à casa

Abuja, Nigéria (PANA) - Mil e 30 migrantes nigerianos, bloqueados na Líbia, foram repatriados de segunda à terça-feiras, anunciou o diretor-geral da Agência Nacional de Gestão das Catástrofes (Nema), Alhaji Mustapha Maihaja.

Durante uma conferência de imprensa conjunta da delegação do Governo Federal da Nigéria com a da Líbia, Maihaja disse que o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama, dirigiu a missão exploratória na Líbia para obter a libertação dos compatriotas nigerianos bloqueados neste país.

A delegação foi composta por Abike Dabiri Erewa, alto conselheiro especial ajdunto do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, em matéria de Negócios Estrangeiros e de Diáspora, e por Muhammad Babandede, inspetor-geral do serviço nigeriano da emigração.

Também fizeram parte da comitiva Julie Okah Donli, diretora-geral da Agência Nacional para a Interdição do Tráfico de Seres Humanos, e Sadiya Umar Faruq, comissário federal da Comissão Nacional para os Refugiados.

Maihaja declarou a jornalistas que, entre os repatriados, figuram 485 mulheres que regressaram domingo último e 545 outras que chegaram um dia depois.

Sublinhou que as mesmas faziam parte dos cinco mil e 37 cidadãos nigerianos identificados para voltar à casa.

Indicou que um centro de acolhimento aprovado pelo Presidente Buhari foi instaurado em Port-Harcourt, no Estado de Rivers, no sul do país, para os repatriados.

Segundo ele, os repatriados serão oficialmente acolhidos desde a sua chegada e identificados antes de ser encaminhados para os seus diferentes Estados de origem.

Indicou que o centro de acolhimento foi equipado de meios médicos para tratar os que eventualmente apresentarem problemas de saúde.

Acrescentou que os repatriados que manifestarem sintomas de doenças graves foram evacuados para o Centro Hospitaleiro Universitário de Port-Harcourt para um acompanhamento médico.

-0- PANA MON/VAO/ASA/BEH/MAR/DD 10jan2018