Agência Panafricana de Notícias

Mil 400 Sudaneses do Sul deixam Norte para sua terra

Cartum, Sudão (PANA) - Um grupo de mil 400 Sudaneses do Sul deixaram quinta-feira última à tarde subúrbios de Cartum, capital da República do Sudão, por uma viagem de 10 dias para a sua terra natal, a um mês da data limite fixada pelo Governo do norte, sob a pena de incorrer em estada ilegal.

Uma caravana de veículos fretados pela Organização Internacional das Migrações ( OIM), transportando mil 400 Sudaneses do Sul repatriados, deixou Cartum, quinta-feira 1 de março, para Aweil e Wau, na Republica do Sudão Sul», declara a OIM num comunicado transmitido esta sexta-feira à PANA.

O Governo da Republica do Sudão decidiu que até 8 de abril próximo todos os Sudaneses do Sul deverão deixar o Norte ou regularizar a sua estada.

O Ministério sudanês do Interior anunciou recentemente, num comunicado, que mais de quatro miliões de estrangeiros viviam no país, maioritariamente sem documentos legais.

A maioria dos mil 400 Sudaneses do Sul viviam há mais de um ano ao ar livre, à espera de serem transportados com a ajuda do Governo do Norte para o Sudão do Sul, indica o comunicado.

-0- PANA MO/SEG/NFB/TBM/DIM/DD 02março2012