Mil 287 migrantes resgatados pela Marinha líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Mil e 287 migrantes foram resgatados pela Marinha líbia em 15 operações de resgate e interceção realizadas no mar desde o início de 2019, anunciou segunda-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Só do dia de sábado passado, a Marinha líbia resgatou 161 imigrantes ilegais na costa de Khoms, 120 km a leste da capital, Trípoli, ilustrando o aumento da imigração ilegal no contexto da escalada de confrontos armados perto da cidade.
Num tweet publicado domingo no seu site oficial, o ACNUR diz que os 161 resgatados foram transferidos para a cidade de Khoms, onde há um centro de detenção para imigrantes.
As agências da ONU e as organizações humanitárias rejeitam cada vez mais a ideia de repatriar migrantes interceptados ao largo da Líbia, que tem sido assolada pela insegurança desde a queda do regime de Kadhafi em 2011.
"A Líbia não é um paraíso de paz e a detenção arbitrária de migrantes deve parar", defendeu a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A coordenadora humanitária da ONU para a Líbia, Maria de Valle Ribeiro, disse em finais de abril que estava preocupada com a situação de cerca de três mil 500 migrantes e refugiados "vulneráveis", em centros de detenção, perto das zonas de combate na Líbia, desde o início de abril.
A mesma preocupação foi manifestada pela alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACDH), Michelle Bachelet, que exprimiu sérias preocupações quanto à segurança dos cerca de três mil e 350 migrantes e refugiados ainda detidos em centros de detenção perto de zonas de conflito.
Cerca de 650 mil migrantes estão presentes na Líbia, incluindo mais de cinco mil em centros de detenção, segundo estatísticas da OIM.
-0- PANA BY/JSG/IBA/CJB/IZ 06maio2019