Agência Panafricana de Notícias

Meteorologia sul-africana prevê chuvas na abertura do CAN

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O serviço meteorológico sul-africano previu quinta-feira uma forte chuva no fim de semana previsto para o arranque do Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol.

As fortes chuvas podem ter um impacto sério no dia da abertura do torneio, sábado, no Estádio Nacional de Joanesburgo.

As sessões de preparação de várias equipas em Nelspruit já foram perturbadas por fortes chuvas.

Mas o ministro sul-africano dos Desportos, Fikile Mbalula, declarou-se quinta-feira confiante no êxito do evento, apesar das dificuldades iniciais.

"De nada vale lamentar as dificuldades, mas constatamos todos que as coisas poderiam ter sido feitas diversamente", disse Mbalula durante um briefing com a imprensa em Pretória.

Os problemas de bilhetes foram resolvidos, segundo o ministro que exortou todos os Sul-Afrianos a apoiar o torneio, organizado pela segunda vez em solo sul-africano depois de 1996.

As autoridades sul-africanas exortaram os Sul-Africanos a unirem-se e a apoiarem a sua equipa nacional bem como o torneio em geral, vestindo as suas cores sexta-feira.

"Todos os olhos estarão virados para a África do Sul nas próximas semanas enquanto mostramos mais uma vez ao mundo que somos capazes de acolher os maiores e os melhores torneios internacionais. Acolhamos calorosamente os nossos irmãos e irmãs africanos", disseram, antes de acrescentar que os "Bafana Bafana" carregam as esperanças de 50 milhões de Sul-Africanos pelo que devem devem sentir o apoio de cada um de nós".

A organização do CAN de 2013 foi retirada à Líbia devido à instabilidade política no local.

-0- PANA CU/VAO/NFB/JSG/MAR/IZ 17jan2013