Mercados internacionais mantêm principais tendências
Dakar, Senegal (PANA) – Os preços do petróleo Brent continuam em alta, em Nova Iorque, com o barril a ser vendido a 67,17 dólares americanos na abertura quinta-feira, o que representa uma subida de cerca de quatro dólares em relação à semana passada.
Enquanto isso, em Londres o crude vendeu-se a 66,96 dólares americanos.
Por seu turno, os preços do ouro atingiram igualmente o valor máximo desde abril de 2018.
Na quarta-feira, 20, o preço da onça de ouro fixou-se em mil e 347 dólares americanos, uma alta de 2,47 dólares em relação à véspera, ao passo que, em Londres, também se trocava a onça por mil e 346 dólares, constituindo igualmente um recorde em relação aos últimos meses.
No mercado do arroz, a situação não registou evolução significativa, tendo o preço da tonelada de arroz miúdo para as variedades indianas e tailandesas no mercado mundial rondado os 220 dólares americanos.
Relativamente ao algodão, o preço da tonelada fixou-se quinta-feira em 70,28 dólares americanos o barril, na abertura do mercado de Nova Iorque, o equivalente a uma ligeira alta em relação à véspera.
No entanto, o preço do algodão não atingiu o nível de 1998, que rondava nos 95 dólares, em julho de 2018.
Os preços da castanha de cajú bruta seguem a sua trajetória de 1998 em que perdeu 16,9 por cento, com os preços de quarta-feira a rondar em torno dos dois mil dólares americanos a tonelada.
O azeite de dendêm não consegue inverter a sua tendência baixista, fixando-se o preço da tonelada entre 450 e 500 dólares americanos.
A nível do café Robusta, este estava a custar quinta-feira mil e 517 dólares americanos, no mercado de Londres, uma ligeira alta em relação à última semana.
Em 2018, o preço do café registou uma baixa de 11,2 por cento, segundo as indicações do Banco Mundial.
-0- PANA OG/JSG/IBA/CJB/IZ 22fev2019