Agência Panafricana de Notícias

Menos de 12 mil cidadãos africanos residem na Tunísia, diz Governo

Túnis, Tunísia (PANA) - O número total de cidadãos de países africanos no sul do Sara, residentes na Tunísia, não excede 12 mil pessoas, ou seja 53 mil estrangeiros de diferentes nacionalidades registados no país, revelou quarta-feira o diretor-geral do Observatório Nacional Tunisino da Migração (ONM), Abderraouf Jemmel.

Falando numa conferência realizada por ocasião do lançamento duma sondagem sobre a migração internacional na Tunísia, Jemmel indicou que esta sondagem fornecerá dados precisos sobre esta população e os seus aspetos económicos, sociais e demográficos, obtendo o seu ponto de vista e suas propostas para o futuro, principalmente para migrantes que vivem em situação precária.

A sondagem será uma base para o desenvolvimento do domínio legislativo que organiza a migração na Tunísia, pondo-a mais em conformidade com as necessidades e pedidos dos migrantes, disse.

Afirmou que a Tunísia começou, desde 2012, a preparar uma estratégia nacional para a migração, que prevê medidas e normas sobre a aceitação de migrantes estrangeiros e  a sua estadia com direitos fundamentais, como moradia, saúde e trabalho no país.

-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/DD 22julho2020