Agência Panafricana de Notícias

Meninos de rua aumentam a ritmo alarmante na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) - As autoridades gambianas manifestaram a sua preocupação pelo destino dos «meninos de rua sem proteção paternal» no país, afirmando que o seu número está a aumentar a cada dia a um ritmo alarmante.

Os funcionários do Ministério do Interior, do Ministério da Migração, da Unidade da Polícia para a Proteção das Crianças e do Departamento dos Assuntos Sociais afirmam que encontraram numerosas crianças nas ruas, sublinhando que algumas delas vieram dos países vizinhos da Gâmbia para ser utilizadas no trabalho doméstico.

Num comunicado de imprensa conjunto divulgado segunda-feira em Banjul, a capital, eles indicam que crianças nomeadamente gambianas são utilizadas como vendedoras de rua, em violação da Lei sobre as crianças de 2005.

«Os pais e os tutores foram avisados para que renunciem a tais atos pois não beneficiam as crianças", indica o Ministério do Interior num comunicado.

O Ministério comprometeu-se a continuar a trabalhar com parceiros na área da proteção da infância para garantir que todas as medidas sejam tomadas para a proteção das crianças encontradas nas ruas sem proteção paternal.

«As crianças que estão numa tal situação correm o risco de ser violadas", acrescentou.

Um relatório recente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sublinha que as crianças que vivem nas zonas urbanas gambianas estão confrontadas com maiores desigualdades e são vulneráveis às infeções e às doenças.

-0- PANA MSS/VAO/AKA/AAS/IBA/CJB/IZ 13ago2012