Agência Panafricana de Notícias

Membros de Governo burkinabe declaram bens

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O ministro da Comunicação do Burkina Faso, Frédéric Nikéma, anunciou que todos os membros do Governo de transição declararam os seus bens a 2 de fevereiro de 2015 e apenas faltava a sua publicação no Diário da República.

"A 2 de fevereiro, as declarações de bens dos membros do Governo foram transmitidas ao Conselho Constitucional e o processo continua para a publicação no Diário da República", assegurou Nikéma durante um briefing com imprensa nacional segunda-feira.

O Burkina Faso, país saheliano de 17 milhões de habitantes, conheceu uma insurreição popular que destituiu em finais de outubro o Presidente Blaise Compaoré depois de 27 anos de regime sem partilha.

Um Governo de 26 membros saídos de todas as componentes da sociedade dirigido por um dueto militaro-civil lidera. Ele pretende "cultivar a transparência", tendo tranquilizado a população que ações serão levadas a cabo para a redução das despesas do Estado.

O Presidente interino, Michel Kafando, diplomata reformado de 72 anos, declarou diante dos Burkinabes residentes na Etiópia, durante a 24ª Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da União Africana (UA), que o seu salário mensal era um milhão e 500 mil francos CFA (cerca de dois mil e 586 dólares americanos) e que contava assegurar uma gestão sã das finanças públicas.

Eleições presidenciais e legislativas estão previstas para 11 de outubro próximo para pôr termo à fase de transição.

-0- PANA NDT/TBM/MAR/TON 03fevereiro2015