Membros da Comissão Militar Conjunta ĺibia realizam nona sessão em Sirtes (centro)
Tripoli, Líbia (PANA) - Os membros da Comissão Militar Conjunta 5+5 chegaram, terça-feira à noite a Sirtes (centro) para realizar a sua nona reunião na sua sede permanente nesta cidade, sobre o seguimento do acordo de cessar-fogo e do plano de ação para a saída dos mercenários, combatentes e forças estrangeiras do território líbio, soube a PANA de fonte oficial.
Os membros da Comissão Militar Conjunta 5+5, composta por igual número de oficiais superiores de ambas partes líbias em conflito na Líbia, ou seja, O Exército líbio leal ao Governo de Unidade Nacional e o autoproclamado Exército Nacional Líbio, baseado no leste e liderado pelo marechal Khalifa Haftar.
A reunião versará sobre o acompanhamento do acordo de cessar-fogo permanente, a partida de combatentes e mercenários estrangeiros do território líbio, a desminagem e a troca de detidos, indicou uma fonte da cidade de Sirtes, citada pelo portal de notícias Al-Wassat.
No início de outubro último, a Comissão Militar Conjunta 5+5 assinou um plano de ação para a partida progressiva, sequenciada e simultânea dos mercenários, combatentes e forças estrangeiras de todo o território líbio.
Segundo a mesma fonte, as reuniões desta estrutura prosseguem durante dois dias, na presença dos chefes dos subcomités designados, que se ocupam da segurança da estrada costeira Sirtes/Abu Grein, e do Comité de Desminagem e Engenharia Militar.
A comissão examinará igualmente os resultados duma reunião entre o general Mohamed Al-Haddad, chefe do Estado-Maior General do Exército leal ao Governo de Unidade Nacional, e o general Abderrazak Al-Nadhouri, chefe do Estado-Maior do Exército liderado por Haftar, ocorrida em Sirtes, em janeiro e dezembro uúltimos, cujo o objetivo foi de unificar a instituição militar no país.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 09fev2022