Agência Panafricana de Notícias

Medidas para enfrentar baixa de preços do petróleo na Argélia

Túnis, Tunísia (PANA) – A Argélia tomou, desde o início do verão passado, um conjunto de medidas para permitir ao país enfrentar a baixa dos preços do petróleo, indicou, quarta-feira, o primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal.

O Estado argelino preparou-se para esta situação, tirando lições da experiência dos preços do petróleo durante o ano 1986'', explicou nomeadamente o chefe do Governo argelino, acrescentando que a Argélia tinha considerado ''várias eventualidades'' para prevenir esta situação em relação ao próximo plano quinquenal.

De acordo com ele, o orçamento do Estado e todas as despesas são executados com base no preço do petróleo fixado em 60 dólares o barril.

A Argélia dispõe duma capacidade financeira que lhe permite prosseguir o seu desenvolvimento económico com a tomada de várias medidas para três ou quatro anos, sem nenhuma perturbação do ritmo de funcionamento da economia, assegurou Sellal.

Segundo o primeiro-ministro argelino, a Argélia ''pagou as suas dívidas e não tem nenhum problema com o mercado internacional ou o Fundo Monetário Internacional, o que a coloca numa serenidade total''.

-0- PANA AD/IN/JSG/CJB/IZ 22jan2015