Médicos cubanos na África do Sul para lutar contra coronavírus
Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – Mais de 200 profissionais de saúde cubanos chegaram domingo à noite à África do Sul para ajudar este país a lutar contra o novo coronavírus, que já infetou mais de quatro mil e 500 pessoas, apesar dum confinamento nacional estrito, soube a PANA de fonte oficial no local.
Trata-se de médicos, de epidemiologistas, de biologistas, de especialistas em tecnologia medical, em biotecnologia, entre outros, indicou a Embaixada cubana neste país, num comunicado.
"O Governo de Cuba decidiu apoiar os grandes esforços que estão atualmente feitos pela África do Sul para conter e parar a propagação do coronavírus”, declarou o embaixador cubano, Rodolfo Benítez Verson.
Serão desdobrados em diferentes províncias do país, em conformidade com os planos estratégicos elaborados pelo Ministério sul-africano da Saúde.
O desdobramento destes peritos ajudará a fazer baixar a curva muito rapidamente.
Cuba já enviou milhares de profissionais de saúde a 21 países do globo para os ajudar na luta contra a Covid-19 (coronavírus).
Cuba desempenhou um papel importante na luta contra o apartheid, e os ex-Presidente Fidel Castro (Cuba) e Nelson Mandela (África do Sul) eram amigos íntimos.
A África do Sul celebra esta segunda-feira o 26.º aniversário da investidura de Mandela como primeiro Presidente negro democraticamente eleito da "nação arco-íris" (África do Sul).
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/MAR/DD 27abril2020