Médicos chineses reforçam plataforma técnica de hospital em Brazzaville
Brazzaville, Congo (PANA) – Vinte e quatro médicos chineses encontram-se já em Brazzaville para reforçar a plataforma técnica do hospital de Mfilou, na mesma cidade, no quadro da cooperação sanitária entre os dois países, anunciou a rádio pública congolesa.
"Estamos contentes por virmos ao Congo prestar serviços de tratamentos sanitários de qualidade à população, no quadro da cooperação sanitária entre os dois países”, declarou o chefe da 26.ª Missão Médica Chinesa, Wang Jian.
Uma visita guiada a diferentes serviços deste hospital, onde os médicos receberam vários pacientes surpreendidos por descobrirem outros métodos de tratamento.
Houve, além disso, uma passagem no serviço de oftalmologia, onde várias intervenções cirúrgicas de cataratas se fazem gratuitamente em cada ano a favor da população que já não fazer gastos enormes graças a esta cooperação.
A diretora-geral interina do Hospital da Amizade Sino-Congolesa, Pauline Mpolo, explicou que esta 26.ª Missão Médica é composta em parte por médicos especialistas em urologia e dermatologia, ambas novas especializadas introduzidans nesta unidade hospital.
"As patologias de que a população se queixa muitas vezes encontrarão respostas adequadas com esta nova equipa de especialistas que vão alargar os tratamentos e serviços de saúde na nossa estrutura sanitária”, regozijou-se.
Isso significa que as autoridades chinesas tiveram em conta as necessidades do Congo em matéria de saúde, antes de enviarem estes médicos.
O chefe da delegação, Wang Jian, garantiu que a China continuará disponível para acompanhar o Congo na realização da sua política sanitária.
A cooperação em matéria de saúde entre os dois países remonta a mais de 50 anos, refere-se.
-0- PANA MB/JSG/FK/DD 6set2019