Agência Panafricana de Notícias

Médico congolês laureado do Prémio da Fundação Jacques Chirac

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Denis Mukwege, médico e diretor do hospital de Panzi, próximo de Bukavu, no Kivu-Sul (leste da RD Congo), recebeu quinta-feira em Paris o Prémio da Fundação Jacques Chirac para a Prevenção de Conflitos.

O laureado recebeu a recompensa das mãos do antigo Pre8sidente francês, Jacques Chirac, na presença do atual chefe de Estado francês, François Hollande, e de várias personalidades francesas e estrangeiras, incluindo vindas de África.

O médico congolês foi premiado por ter operado durante um ano pelo menos três mil e 500 mulheres e crianças vítimas de violações massivas perpetradas por grupos armados no Kivu, província congolesa invadida por rebeldes.

Várias ONG de defesa de direitos humanos propuseram o doutor Denis Mukwege para o Prémio Nobel da Paz de 2013, que foi atribuído este ano à Organização Internacional de Luta contra as Armas Químicas, sediada em Haia (Países Baixos).

Vítima dum atentado na sua casa em Bukavu em novembro de 2012, o ginecologista congolês foi evacuado na Bélgica durante alguns meses, antes de voltar a Bukavu onde vive doravante, para sua segurança, no hospital de Panzi onde ele pratica operações cirúrgicas gratuitamente a mulheres e raparigas vítimas de violações.

Depois da derrota recente do M23, o grupo rebelde congolês mais importante, pelas Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) espera-se que os atos de violações massivas diminuam no Kivu.

-0- PANA AK/JSG/MAR/TON 22nov2013