Bamako, Mali (PANA) - Os chefes de Estado nigeriano, Muhammad Buhari, ivoiriense Alassane Ouattara, senegalês, Macky Sall, nigerino, Mahamadou Issoufou, e ganense, Nana Ado Akufo Ado, encontram-se desde quinta-feira em Bamako, no quadro da mediação da crise sócio-política que abala o Mali, soube a PANA de fonte oficial no local.
Os medianeiros de alto nível da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) foram acolhidos, quando desembarcavam do avião no aeroporto de Bamako, pelo seu homólogo maliano, Ibrahim Boubacar Keita, acompanhado pelo seu primeiro-ministro, Boubou Cissé.
O enviado-especial da CEDEAO para a gestão da crise do Mali, o ex-Presidente nigeriano, Gudluck Jonathan, chegou também a Bamako no mesmo dia, tendo sido recebido por Boubou Cissé no Aeroporto Internacional Presidente Modibo Keita.
Os medianeiros vão tentar encontrar uma solução para a crise maliana, marcada recentemente por manifestações contra o Presidente maliano e o seu regime, ambos acusados pelo Movimento de 5 de junho (Coligação da Forças Patrióticas (M5-RFP), de "má governação" e de "má gestão" da crise multiforme que este país vive há anos.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 23julho2020