Agência Panafricana de Notícias

Medianeiro da CEDEAO para o Mali recebido pelo Presidente maliano da Transição

Bamako, Mali (PANA) - O Mediador da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para o Mali, Goodluck Jonathan, chegou quarta-feira a Bamako, onde foi recebido pelo Presidente da Transição do mesmo país, o coronel Assimi Goïta.

O encontro versou sibre as conclusões das Conferências Nacionais da Refundação (ANR) realizadas em dezembro último no Mali, de acordo com um comunicado da Presidência Maliana.

À frente de uma delegação da organização sub-regional, Jonathan indicou que a sua missão tem como objetivo discutir com as autoridades malianas a fim de compreender melhor as decisões tomadas no fim da Conferência Nacional da Refundação e fazer informar os chefes de Estado da África Ocidental.

"Não viemos com uma mensagem particular", disse Goodluck Jonathan, cuja missão no Mali intervem alguns dias antes da Cimeira extraordinária da organização sub-regional no Mali, agendada para o próximo domingo.

O ministro maliano dos Negócios Estrangeiros, Abdoulaye Diop, entregou, sexta-feira última, apenas alguns dias após o fim das ARN, um cronograma baseado nas conclusões destas ao Presidente em exercício da CEDEAO e Presidente ganês, Nana Akufo-Addo.

Neste cronograma, as autoridades de Transição fixam a duração da transição em cinco anos.

Nas recomendações das ARN, os participantes tinham fixado a duração da transição entre seis meses e cinco anos.

Durante a última cimeira da organização sub-regional sobre o Mali e a Guiné Conakry, ocorrida em Acra, a capital ganense, os chefes de Estado ameaçaram o Mali com novas sanções se as eleições legislativas e presidenciais não se realizassem a 27 de fevereiro próximo, de acordo com o compromisso assumido pelas autoridades de Transição.

Todavia, as autoridades malianas tinham considerado impossível a realização destas eleições nessa data devido a múltiplos problemas, entre os quais oas de ordem securitária, institucional e social, com os quais o país está sempre confrontado desde 2012.

-0- PANA GT/JSG/DIM/DD 06jan2022