Agência Panafricana de Notícias

Medianeiro da CEDEAO no Níger

Lagos- Nigéria (PANA) -- O medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para o Níger, o general nigeriano aposentado Abdusalami Abubakar, deixou Abuja para Niamey terça-feira, para prosseguir as suas consultas em curso com os actores chaves no Níger, soube a PANA de fonte autorizada.
Durante a sua estada no Níger, o general Abubakar e a sua equipa de mediação devem reunir-se com as pessoas que não integraram as delegações que se deslocaram a Abuja, na semana passada.
O medianeiro reuniu-se com uma delegação do Governo nigerino de 22 membros na capital nigeriana, a 9 de Novembro corrente, antes de se encontrar, três dias depois, com 41 representantes das "Forças para a Coordenação da Democracia e da República", uma coligação da oposição nigerina e de grupos da sociedade civil.
Esses encontros descritos como exploratórios têm por objectivo preparar a reunião consultiva alargada da CEDEAO, que tentará tirar o Níger da crise constitucional em que está mergulhado.
Nenhuma data foi fixada para a reunião alargada.
O Níger está mergulhado numa crise desde que o Presidente Mamadou Tandja dissolveu o Parlamento e modificou a Constituição para poder permanecer no poder depois do termo, em Dezembro, dos seus dois mandatos autorizados pela Constituição.
A CEDEAO suspendeu a adesão do Níger, a 20 de Outubro passado, depois que o Presidente Tandja organizou eleições legislativas boicotadas pela oposição, apesar do apelo da organização regional para o seu adiamento.