Medianeiro da CEDEAO esperado no Mali
Bamako, Mali (PANA) - O medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no Mali, Goodluck Jonathan, é esperado, de 8 a 9 de junho corrente, no Mali, soube a PANA de fonte oficial.
A visita de Jonathan, ex-Presidente nigeriano (de 2011 a 2015) inscreve-se no quadro do acompanhamento das recomendações da sessão extraordinária da conferência dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre o Mali, realizada a 30 de maio último, em Accra (Gana), segundo a mesma fonte.
Entre estas recomendações, figuram a designação de um primeiro-ministro de transição, a formação de um Governo inclusivo, o respeito pelo prazo de 18 meses para a duração da transição.
Goodluck Jonathan far-se-á acompanhar pela presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, a ministra ganense dos Negócios Estrangeiros, Shirley Ayorkor Botchway, pelo presidente da Comissão da organização subregional, Jean-Claude Kassi Brou, pelo comissário para os Assuntos Políticos, Segurança e Paz da referida instituição, o general Francis Behanzin.
Esta missão será apoiada, nomeadamente, pelo Comité Local de Acompanhamento da Transição, composto pelo chefe da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) e por embaixadores do Gana e da Nigéria.
De acordo com a mesma fonte, o medianeiro e a sua delegação vão reunir-se, durante esta visita, com diferentes partes envolvidas no processo de transição no país.
Os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO exortaram, durante a cimeira extraordinária de 30 de maio último, o medianeiro a voltar ao Mali num prazo de uma semana para trabalhar com as partes envolvidas no local com vista à aplicação das decisões tomadas.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/DD 7junho2021