Medianeiro da CEDEAO em missão em Bamako
Bamako, Mali (PANA) - O medianeiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO para o Mali, Goodluck Jonathan, está em Bamako desde terça-feira para uma visita de algumas horas, soube a PANA de fonte oficial.
Goodluck Jonathant leva uma mensagem dos chefes de Estado da organização sub-regional, relativa às conclusões da Cimeira realizada em Abuja, capital da Nigéria, a 12 de dezembro corrente, ao Presidente da Transição no Mali, o coronel Assimi Goita, com quem também discutiu os últimos desenvolvimentos na situação política no Mali.
“Era preciso vir com as recomendações dos chefes de Estado e com a esperança de que, até ao final do ano em curso, elaboremos um calendário para a organização das eleições que é justamente uma das recomendações candentes da CEDEAO ", disse o ex-chefe do Estado nigeriano no fim da audiência com o Presidente de Transição malianano Mali.
Os líderes da África Ocidental ainda insistem na realização de eleições gerais (presidenciais e legislativas), na data inicial, ou seja a 27 de fevereiro de 2022.
Em Abuja, eles brandiram a ameaça de sanções económicas e financeiras a que se juntarão a suspensão do Mali dos órgãos da organização e sanções individuais dirigidas às autoridades de transição e que, recentemente, visaram membros do Conselho Nacional de transição (órgão legislativo) e os membros, exceto o Presidente de Transição e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Abdoulaye Diop.
Seus bens foram congelados, e, no mesmo contexto, os visados estão proibidos de viajar dentro do espaço da CEDEAO e da União Europeia.
Uma nova ameaça será implementada a partir de 1.º de janeiro de 2022, se nenhum progresso tangível for notado na preparação das eleições no final de dezembro.
Goodluck Jonathan espera que, "até ao final do ano de 2021, as autoridades apresentem todas as decisões e um cronograma para a realização dos eventos no Mali."
Durante esta visita de algumas horas, o medianeiro não se encontrou com atores políticos mem com os da sociedade civil, mas ele pretende voltar a Bamako, em janeiro próximo, para continuar as discussões e os intercâmbios, em particular com as autoridades da Transição.
O coronel Assimi Goïta enviou uma comunicação à CEDEAO, na qual se compromete a transmitir o calendário eleitoral até 31 de janeiro de 2022.
Este calendário será definido pelos Malianos durante a fase final da Conferência Nacional de Refundação (ANR).
A fase final da ANR começa na próxima segunda-feira e termina a 30 de dezembro corrente, depois das dos municípios e das regiões, já iniciadas e até já concluídas também.
As autoridades da Transição do Mali desejam, portanto, aguardar pelas conclusões destas consultas nacionais antes de estabelecerem um calendário para a realização das eleições conducentes ao emposse de um Governo eleito democraticamente.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 22dez2021