Mediador da CEDEAO no Mali recebido em Bamako pelo Presidente da Transição
Bamako, Mali (PANA) - O mediador da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para o Mali, o antigo Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, está desde sexta-feira, em Bamako, onde foi recebido pelo presidente da Transição, coronel Assimi Goïta, no Palácio de Koulouba, soube a PANA de fonte oficial.
Nada transpirou da reunião entre os dois homens, mas o enviado da CEDEAO sempre manifestou a sua determinação em obter de Bamako um calendário razoável para a realização de eleições, enquanto o Mali enfrenta pesadas sanções económicas impostas pela organização sub-regional.
Para as autoridades malianas, que sempre denunciaram o caráter injusto das sanções, a solução para a crise política e de segurança do Mali não pode ser resumida à realização de eleições apressadas.
As autoridades de transição, que querem reconstruir o Estado, consideram que a implementação dessa empreitada requer um trabalho profundo e o tempo necessário.
Goodluck Jonathan visitou o Mali, a 24 de fevereiro de 2022, para ver a evolução da situação no país após as sanções impostas pelos chefes de Estado da organização sub-regional durante uma cimeira extraordinária realizada, a 09 de janeiro em Accra.
Num comunicado, a Comissão da CEDEAO precisou que esta missão seguiu as reuniões técnicas realizadas uma semana antes, sobre o cronograma das eleições e assim permitiu "discutir sobre os próximos passos com as autoridades da Transição".
As sanções tomadas contra o Mali incluem o encerramento das fronteiras dos Estados membros com, o congelamento dos bens deste país no banco central regional (BCEAO) e a suspensão de toda a ajuda ao país, cujas autoridades tinham anunciado impossibilidade de realizar as eleições inicialmente previstas para 27 de fevereiro de 2022, devido à insegurança numa grande parte do país.
-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 19março2022