Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O mediador da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na crise sócio-política no Mali, Goodluck Jonathan, manifestou-se satisfeito com a investidura em Bamako do Presidente e Vice-Presidente da Transição no Mali, o major-coronel reformado Bah N'Daw, e o coronel Assimi Goïta, soube a PANA de fonte oficial.
"Testemunhámos hoje a investidura da sua Excelência Bah N'daw (70 anos de idade) e do coronel Assimi Goïta (37 anos de idade), como Presidente e Vice-Presidente do Governo de Transição do Mali, respetivamente. A equipa de mediação da CEDEAO felicita estes novos líderes malianos e deseja-lhes pleno sucesso", escreveu na sua conta twitter, Goodluck Jonathan (ex-Presidente da Nigéria), pouco depois da cerimónia.
Nos próximos dias, um governo de transição, composto por 25 membros e chefiado por um primeiro-ministro e por um Conselho Nacional de Transição (CNT) em substituição do Parlamento de 121 membros, será formado, por um mandato de 18 meses, de acordo com a fonte.
A CEDEAO ainda não se pronunciou sobre as sanções impostas ao Mali desde o início do golpe de Estado de 18 de Agosto último, que derrubou o então Presidente democraticamente eleito, Ibrahim Boubacar Keïta.
-0-PANA TNDD/BEH/DIM/DD 26setembro2020