Agência Panafricana de Notícias

Mbeki exige da Presidência explicações sobre alegações contra si na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O antigo Presidente sul-africano,Thabo Mbeki, pediu ao gabinete do atual Presidente sul-africano, Jacob Zuma, explicações sobre alegações contra ele feitas pelo novo diretor da Unidade dos Inquéritos Especiais (SIU), Willem Heath.

Heath acusou Mbeki, durante uma entrevista ao jornal City Press, de ter abusado da sua posição para comprometer o sistema judiciário ao bloquear inquéritos sobre assuntos de corrupção e que estaria na origem dos processos judiciais de corrupção e violação contra Zuma intentados pelo Ministério Público.

O porta-voz de Mbeki, Mukhoni Rastshitanga, confirmou quinta-feira que uma carta foi dirigida ao Presidente Zuma neste sentido.

Segundo um comunicado do gabinete de Mbeki, este refuta as alegações de que teria empreendido duas ações judiciais contra Zuma, que o substituiu à frente do Congresso Nacional Africano (ANC, partido no poder na África do Sul) e do país depois duma luta acérrima.

O porta-voz de Zuma, Mac Maharaj, declarou que o Presidente iria lançar um inquérito sobre as declarações de Heath, sem precisar que ação seria implementada.

O partido da oposição oficial, Alliança Democrática, qualificou a nomeação de Heath no SIU de «última duma série de besteiras cometidas pelo gabinete de Zuma».

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/DIM/DD 09dezembro2011