Agência Panafricana de Notícias

Mauritel, Chinguitel e Mattel com licenças de telefonia móvel na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Três concorrentes de telefonia móvel, designadamente MAURITEL, CHINGUITEL e MATTEL, receberam, domingo em Nouakchott, as suas licenças de estabelecimento e exploração da rede e serviços de comunicações eletrónicas "Geração/4G", de acordo com uma declaração da Autoridade Reguladora dos Correios e Telecomunicações, a que a PANA teve acesso.

A MAURITEL, uma filial da Maroc Telecom, operadora histórica, a CHINGUITEL, uma filial da sudanesa "EXPRESSO" e da mauritana-tunisina Telecommunications (MATTEL/Tunisia Telecom com capitais privados nacionais) são as empresas de telefonia móvel presentes no mercado mauritano e que participaram num concurso público organizado pela autoridade reguladora destas matérias.

Os três concorrentes propuseram ofertas financeiras maiores ou iguais ao preço de reserva fixado pelo decreto 00559 MERSTIC de 30 de julho de 2020 do Ministro do Ensino Superior, Investigação Científica e Tecnologias de Informação e Comunicação.

Para a MAURITEL, a proposta é de 500 milhões de MRU/13,5 milhões dólares americanos (+2,5 por cento do volume de  negócios anual da 4G), para a CHINGUITEL 500 milhões MRU/13,5 milhões de dólares americanos (+2,59 por cento do volume de negócio anual da 4G) e a MATTEL 501 mil  milhões MRU/13,5 milhões de dólares americanos (+2,5% do volume de negócios anual da 4G).

Assim sendo, as três empresas proponentes foram convidadas a proceder ao pagamento da parte fixa da contrapartida financeira da licença e contactarem a Autoridade Reguladora para assinar e validar as especificações.

-0-PANA SAS/BEH/DIM/DD 04outubro2020