Agência Panafricana de Notícias

Mauritanos manifestam-se em Paris contra Junta no poder

Paris- França (PANA) -- Várias asssociações organizam esta sexta-feira em Paris uma manifestação para dissuadir a comunidade internacional de mudar eventualmente a sua atitude para com a Junta militar actualmente no poder na Mauritânia, soube a PANA junto dos organizadores desta mobilização.
"Vamos reunirmo-nos para um sit-in toda a tarde desta sexta-feira diante das instalações da Organização Internacional da Francofonia (OIF)", indicou à PANA Ousmane Sarr, presidente da Associação das Viúvas e Órfãos dos Militares Mauritanos (AVOMM).
O Grupo Internacional de Contacto sobre a Mauritânia, que integra várias instituições das quais a União Africana (UA), as Nações Unidas, a OIF e a União Europeia (UE) está reunido esta sexta-feira em Paris para examinar a situação política neste país.
Segundo uma fonte próxima deste encontro, o Grupo de Contacto poderá modificar a sua posição de firmeza contra a Junta militar baseando-se na última proposta do Conselho Militar para a Democracia e Justiça (CMDJ) que prevê a demissão do general Mohamed Ould Abdel Aziz e a organização de eleições presidenciais num prazo de 45 dias.
"Um dos objectivos da nossa manifestação é apenas recusar qualquer concessão à Junta.
Nada indica que os militares não tentarão uma manobra porque se sentem entalados.
É preciso então manter a pressão", estimou o presidente da AVOMM.