Dakar, Senegal (PANA) - O presidente da Federação Mauritana de Futebol (FFRIM), Ahmed Yaya, é o quarto candidato à presidência da Confederação Africana de Futebol (CAF), cujo prazo de entrega de cadidaturas termina esta quinta-feira, 12.
Entre os outros candidatos que já se manifestaram, está o presidente cessante, o malgaxe Ahmad Ahmad, que foi o primeiro anunciar a sua candidatura, no mês passado, apoiada, segundo ele, por 46 federações das 54 do continente.
O ivoiriense Jacques Anouma, ex-presidente e atual presidente honorário da Federação Nacional Ivoiriense (FIF), foi então o primeiro a desafiá-lo, antes do bilionário sul-africano Patrice Motsepe, atual presidente do clube Mamelodi Sundonwns.
Yaya, que tem fama de ser próximo de Ahmad Ahmad afirmou que decidiu entrar na corrida, "no final de uma reflexão profunda e preocupado em promover o futebol africano".
Durante a sua presidência na FFRIM, desde 2011, fez com que o futebol do seu país avançasse consideravelmente, nomeadamente com qualificação para o CHAN, em 2004, em detrimento do Senegal, e outra no último CAN, em 2019, no Egito.
Além disso, para confirmar esta nova dimensão da Mauritânia no futebol africano, este país que vai acolher o próximo CAN júnior, em março de 2021.
-0- PANA BKN/TBM/MAR/IZ 10nov2020