Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia suspende relações diplomáticas com Israel

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O Governo mauritano decidiu suspender as suas relações diplomáticas com o Estado hebreu na sequência dos fortes ataques do Exército israelita contra as populações palestinas da Faixa de Gaza (enclave palestino controlado pelo Hamas, um dos movimentos radicais palestinos).
A 27 de Dezembro último, o Exército judeu lançou uma ofensiva contra os militantes do Hamas matando, segundo fontes hospitalares, mais de mil pessoas e ferindo 10 mil outras.
A decisão das autoridades mauritanas acontece enquanto o chefe do Estado mauritano, o general Mohamed Ould Abdel Aziz, participa em Doha, a capital do Qatar, numa cimeira que reúne 14 países membros da Liga Árabe consagrada à situação de guerra na Faixa de Gaza.
Nestas últimas semanas, várias manifestações de rua reclamaram pela ruptura de relações diplomáticas entre a Mauritânia e Israel estabelecidas em 1999.
A Mauritânia convocou o seu embaixador em Tel-Aviv pouco depois do início dos bombardeamentos da Faixa de Gaza pelo Estado Israelita.