Mauritânia sem caso de coronavírus, diz Governo
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia não registou nenhum caso de coronavírus, até agora, garantiu quarta-feira à noite o ministro da Saúde, Mohamed Nedhirou Hamed, no termo de uma reunião do Comité Interministerial de Vigilância, presidido pelo primeiro-ministro.
Este Comité interministerial foi constituído para dar uma resposta adaptada a um eventual aparecimento do coronavírus, no território mauritano.
"A Mauritânia não registou um caso de coronavírus", afirmou o governante, esclarecendo que o caso suspeito da clínica de TASIAST, a companhia que explora uma zona aurífera no norte do país, propagado pelos rumores, "está a ser controlado".
Segundo Hamed, uma equipa deslocou-se a Nouakchott para extrair amostras e os resultados dos casos analisados "serão divulgados rapidamente e com toda a transparência”.
Desde os primeiros dias do aparecimento da doença, na China, em dezembro de 2019, o Governo mauritano criou um Comité de controlo, que acompanha a situação internacional e organiza os preparativos necessários, a fim de garantir a prevenção e o tratamento de eventuais casos.
Neste quadro, um plano de emergência foi elaborado pelo Ministério da Saúde para responder às urgências e desenvolver, nos próximos dias, uma série de ações num âmbito multissetorial que permita preparar-se para o aparecimento eventual da epidemia no país, tranquilizou o ministro.
O Governo mauritano comprometeu-se a mobilizar todos os meios em recursos humanos e materiais para fazer face a qualquer eventualidade.
-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 12março2020