Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo mauritano rececionou, terça-feira, uma ajuda material do Japão, no valor global de 71 milhões de MRU, ou seja cerca de dois milhões de dólares americanos, para apoiar esforços envidados no domínio da segurança, nomeadamente a luta contra a emigração irregular e o terrorismo, soube a PANA de fontes oficiais.
A ajuda consiste num primeiro lote de 24 veículos, dos quais 14 de marca Toyota (Lander Cruiser) todo-o-terreno, e numa importante quantidade de peças sobressalentes, segundo as mesmas fontes.
Um segundo lote complementar, esperado nos próximos dias, comporta 14 camiões médios, 14 espelhos para a inspeção telescópica e 50 detetores de ferro portáteis.
Numa alocução pronunciada durante a cerimónia de receção, o diretor-geral da Segurança Nacional (DGSN), o general Mesgharou ould Sidi, justificou o apoio japonês pela situação de segurança da região do Sahel, caracterizada pelo crescimento das atividades criminosas, em particular o fenómeno do terrorismo.
Também se justifica pelo crescimento da criminalidade transfronteiriça e da emigração ilegal, que são desafios de segurança que necessitam dum enorme potencial por parte dos Estados que os enfrentam, indicou.
-0- PANA SAS/TBM/FK/DD 24nov2020