Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia prorroga licenças dos pescadores artesanais senegaleses

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia prorrogou por três meses as licenças de pesca concedidas aos pescadores artesanais senegaleses que operam nas suas águas, anunciou quarta-feira à tarde o ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Aliou Badara Cissé.

Diante duma multidão de compatriotas reunidos na Casa dos Jovens de Nouadhibou (465 quilómetros ao norte de Nouakchott), o governante senegalês indicou que esta medida é tomada enquanto se espera pela próxima reunião dos ministros das Pescas dos dois países.

Durante uma audiência que o Presidente mauritano Mohamed Ould Abdel Aziz lhe concedeu, terça-feira, o chefe da diplomacia senegalesa levantou, por outro lado, a questão das "dificuldades" dos seus compatriotas em relação à obrigação de recorrer ao guiché único para o obter o cartão de permanência para os estrangeiros.

Os Senegaleses aproveitaram esta oportunidade para enumerar os problemas ligados à travessia do posto fronteiriço de Rosso (200 quilómetros de Nouakchott e 350 quilómetros de Dakar), nomeadamente "o constrangimento de embarcar noutros camiões as suas mercadorias, porque os veículos provenientes da Mauritânia não são autorizados a atravessar o rio Senegal".

-0- PANA SAS/TBM/CJB/DD 26abril2012