Mauritânia prepara reforma da comunicação social pública e privada
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia está a avançar para uma reforma do setor da imprensa pública e privada, apurou a PANA na terça-feira de fontes oficiais.
É nesta perspectiva que o Presidente Mohamed Cheikh El Ghazouani recebeu em audiência terça-feira o presidente e os membros da Comissão Nacional encarregada de preparar esta reforma.
Durante as discussões com os profissionais da Comunicação Social, o chefe de Estado mauritano salientou "a imensa responsabilidade dos membros na formulação de propostas para uma reforma global abrangente da imprensa pública e privada.
"Isto, na medida em que os meios de comunicação social são a encarnação da liberdade de expressão, que é um direito natural consagrado em todas as Constituições. Além disso, a preservação e consolidação da liberdade de expressão é um dos meus principais compromissos como Presidente da República, e portanto uma escolha estratégica do Estado".
Falando sobre o papel da informação, educação e ação cidadã das media, o Presidente mauritano recordou "que é um papel tão importante quanto o dos poderes executivo, legislativo e judicial".
Daí a necessidade de um consenso entre os jornalistas para encontrar soluções para todos os problemas que o setor enfrenta.
Na Mauritânia, os meios de comunicação social enfrentam muitos problemas devido a um ambiente caraterizado pela ausência virtual de recursos publicitários, a falta de profissionalismo e problemas de acesso à informação.
-0- PANA SAS/TBM/DIM/IZ 21julho 2020