Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia prepara estratégia nacional de gestão de imigração

Nouakchott, Mauritanie (PANA) – O Governo da Mauritânia e a União Europeia (EU) organizam a partir desta quarta-feira em Nouakchott um ateliê de apresentação da estratégia nacional de gestão da imigração (SNGI) constatou a PANA.

Falando durante a ceremónia de abertura, o ministro mauritano do Interior, Mohamed Ould Boilil, explicou que esta estratégia, a primeira elaborada na sub-região oeste-africana, "visa enquadrar e dinamizar todas as atividades ligadas à imigração no quadro duma aproximação inovadora que permita um equilíbrio pela tomada em conta de todas as dimensões do fenómeno com o objetivo de obter recursos junto do parceiro europeu".

Estes recursos beneficiarão os departamentos ministeriais dos setores da saúde, da segurança, da justiça, do emprego e da formação, da proteção da criança e da família.

A implementação da nova estratégia permitirá igualmente parar a vaga de imigração clandestina e diversos crimes transfronteiriços organizados (tráfico de droga, de armas e terrorismo), segundo o ministro do Interior.

A Mauritânia serve de terra de trânsito para um vaga de imigração da África Subsariana para a Europa.

-0- PANA SAS/TBM/DIM/TON 08juin2011