Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia melhora acesso à água potável no leste do país

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo mauritano está a executar um programa de investimento com vista a melhorar o acesso à água potável das populações do leste do país, no quadro da sua estratégia de luta contra a pobreza, constatou-se no local.

As instalações na cidade de Néma (mil e 100 quilómetros ao leste de Nouakchott) foram visitadas, segunda-feira pelo Presidente da República, Mohamed Ould Abdel Aziz, chegado no mesmo dia ao local.

Este projeto de abastecimento de água potável nas cidades do leste a partir dum lençol subterrâneo (Dhar) é avaliado em mais de 38 biliões de ouguiyas (cerca de 120 milhões de dólares americanos).

Segundo uma nota oficial, o empreendimento permitirá a satisfação duradoura das necessidades e termos de água potável das populações de sete grandes localidades e de vários centros rurais ao longo das condutas.

As suas principais componentes são 24 perfurações de exploração, quatro piezómetros duma capacidade de produção total de 56 mil metros cúbicos por dia, quatro estações autónomas de bombagem, 13 reservatórios altíssimos e quatro reservatórios no chão, mais de 410 quilómetros de conduta de água e 413 quilómetros de distribuição », segundo um documento transmitido à PANA.

A conclusão das obras, a que se seguirá uma colocação em serviço parcial, está prevista para maio de 2016, lê-se no documento.

-0- PANA SAS/IS/IBA/FK/DD 17março2015