Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia autorizou a retomada dos cultos coletivos de sexta-feira e a reabertura de restaurantes e cafés, apesar da persistência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), de acordo com um anúncio feito quarta-feira pelo Governo.
O levantamento da suspensão da missa de sexta-feira decretada há três meses "segue-se a uma avaliação da situação da pandemia da covid-19), em consulta com as autoridades sanitárias e um grande número de membros da Associação de Uléma da Mauritânia", explica o Governo.
Contudo, a decisão governamental sublinha a necessidade de os imãs das mesquitas garantirem a aplicação das medidas preventivas, nomeadamente, o distanciamento físico, o uso de máscaras ou turbantes, a remoção de tapetes e respeito pela capacidade dos locais de culto.
Além disso, solicita-se aos imãs que se comprometam com os serviços regionais do Ministério dos Assuntos Islâmicos, ou com a autoridade civil ou militar mais próxima, a recomendar aos fiéis que sigam as medidas de precaução necessárias.
A Mauritânia contabiliza até à agora 3.519 casos de contaminação por coronavírus, incluindo 116 mortes e 1.074 recuperações.
-0- PANA SAS/TBM/DIM/IZ 25junho2020