Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia inaugura colégio militar do G5 Sahel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, inaugurou sexta-feira em Nouakchott, um colégio de defesa batizado com o nome do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed Ben Zayed, vice-comandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos (EAU), soube a PANA este sábado de fontes oficiais.

Este colégio, « único do género na sub-região, tem por missão formar oficiais superiores dos países do G5 Sahel, chamados a exercer funções de comando ao cultivar neles o moral e competências em matéria de utilização de todas as armas, de comando e de gestão das operações, tanto a nível nacional como sub-regional.

Esta faculdade compreende residências para oficiais, uma sede de comando, espaços para a restauração e diversas outras instalações de vocação sanitária, religiosa e desportiva.

O G5 Sahel integra o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.

Estes Estados, considerados como « vulneráveis » no quadro da luta contra o terrorismo, decidiram unir os seus esforços para o desenvolvimento económico e mutualizar as ações de luta contra o terrorismo e a criminalidade transfronteiriça.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 3dez2016