Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia e União Europeia assinam novo acordo de pesca

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A Mauritânia e a União Europeia (UE) acordaram as modificações do novo protocolo de pesca entre as duas partes, soube-se de fonte oficial europeia terça-feira.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, transmitido terça-feira à imprensa em Bruxelas, a parte mauritana aceitou as modificações relativas à pesca de camarão e à pesca pelágica com o objetivo de proteger os recursos haliêuticos do país e preservar os interesses dos pescadores mauritanos.

Nos termos destas modificações, os navios de pescas europeus, autorizados a capturar alguns espécies de camarão, poderão aproximar-se de algumas zonas de pesca até 10 milhas das costas mauritanas, contra 20 milhas anteriormente indicadas no protocolo, contra o pagamento de 420 euros por toneladas, ao invés de 400 euros por tonelada precedentemente.

As estatísticas indicam que o setor da pesca representa 20 porcento das receitas orçamentais do Estado e emprega mais de 36 mil pessoas na Mauritânia.

Em virtude do novo acordo de pesca, a UE vai pagar à Mauritânia uma contrepartida financeira de 110 milhões de euros, dos quais 70 milhões pela Comissão Europeia e 40 milhões pelos armadores europeus, enquanto cerca de 100 navios europeus vão receber a licença que os autorizam a operar nas águas territoriais da Mauritânia.

-0- PANA AK/SSB/MAR/TON 24 setembro 2013