Mauritânia e Marrocos criam Grupo Parlamentar de Amizade
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - As instalações da Assembleia Nacional da Mauritânia acolheram. quarta-feira à tarde, a cerimónia de lançamento das atividades de um Grupo Parlamentar de Amizade Mauritano-Marroquina, constatou a PANA no local.
Este grupo é composto por 20 deputados e é presidido por Fatimetou mint Mahfoud ould Khattri, da União para a República (UPR), partido maioritário.
O objectivo é "contribuir para o reforço da cooperação entre países irmãos".
Num discurso proferido durante a cerimónia de lançamento, Hamada ould Meimou, primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, recordou "que a Mauritânia e o reino irmão de Marrocos estão ligados por relações que datam de há vários séculos.
"Nesta base, os dois países fundaram uma cooperação frutuosa que reflete a solidariedade e a diversidade dos laços", afirmou.
Fatimetou mint Mahfoud ould Khattri, presidente do grupo parlamentar de amizade mauritano-marroquino, explicou que a Mauritânia e Marrocos estão ligados por relações muito antigas e estão a trabalhar para o seu reforço e consolidar as bases de uma cooperação frutuosa em todas as áreas.
A criação do Grupo Parlamentar de Amizade Mauritano-Marroquino pretende dar um novo impulso a estas relações e explorar e identificar todos os domínios e oportunidades para o seu reforço, sublinhando a importância do papel da diplomacia parlamentar, disse.
Pelo seu lado, o embaixador marroquino, Hamid Chaba, salientou "o papel que pode desempenhar este grupo parlamentar de amizade mauritano-marroquina no reforço e consolidação do edifício das relações bilaterais.
Relações fundadas em fortes bases e laços de fraternidade, que constituem um apoio essencial e constante, susceptível de evitar tudo o que possa minar os objetivos esperados, disse.
-0- PANA SAS/TBM/DIM/IZ 15out2020