Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Os atores de 20 bancos e instituições financeiras da Mauritânia decidiram criar um Clube dos Responsáveis de Conformidade dos Bancos (CRCB), que agrupa todos os operadores deste setor, soube a PANA esta terça-feira de fontes autorizada.
O objetivo do CRB é ajudar os bancos e demais instituições financeiras da Mauritânia a conformar-se às normas internacionais em matéria de luta contra o terrorismo e o branqueamento de dinheiro, sob a direção do Banco Central da Mauritânia (BCM), e com o apoio da Associação dos Profissionais dos Bancos da Mauritânia (APBM)”, explica uma nota da instituição.
O presidente do CRCB, Ahmed Vall Mhaiham, indicou que a nova entidade visa harmonizar as políticas e os procedimentos de luta contra o branqueamento de dinheiro, o financiamento do terrorismo e as sanções económicas.
A criação deste clube justifica-se pelo facto de que "o nosso setor continua a ser o principal canal através do qual operam os autores destes atos ilícitos e condenáveis, que destroem a nossa economia”, explica.
-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 29out2019