Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia classificada 160 no ranking mundial o DOING business 2017

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia ocupa o 160º lugar no ranking mundial da classificação Doing Business 2017 do Banco Mundial, revelada terça-feira à tarde por esta instituição financeira internacional numa vídeoconferência entre Washington (Estados Unidos) e Yaoundé (Camarões), Niamey (Níger) e Nouakchott (Mauritânia).

O país ganha assim cinco lugares em relação à classificação de 2016 e 13 lugares nos últimos dois anos.

Esta progressão é o resultado de quatro reformas iniciadas durante o ano 2015, « uma exposição do registo de crédito que permite um melhor acesso a informações sobre a solvabilidade das pessoas que emprestam”.

A Mauritânia facilitou igualmente o pagamento das taxas e dos impostos reduzindo a frequência do depósito das declarações fiscais e do regulamento das contribuições para a segurança social.

Finalmente, migrando para a plataforma ASYCUDA Word que reduz o tempo de preparação e de submissão das declarações aduaneiras na importação/exportação, o país melhorou a proeza sobre o indicador do comércio transfronteiriço.

Os países da África Subsariana adotaram um número recorde de reformas, segundo o Doing Business 2017, criado em 2002 pelo Banco Mundial, que classifica mais de 180 países no mundo seguindo facilidades oferecidas para fazer negócios graças a uma série de critérios económicos.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/MAR/DD 26out2016