Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia arrecada $ 10,5 milhões de receitas em exploração petrolífera

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Mauritânia arrecadou 10 milhões e 500 mil dólares americanos de receitas petrolíferas graças à exploração do campo offshore Chinguetti (70 quilómetros ao largo de Nouakchott) em janeiro de 2014, segundo um relatório oficial transmitido domingo à PANA.

Durante o mesmo período, a produção petrolífera diária deste poço, o único explorado desde fevereiro de 2006 até agora, foi de três mil e 964 barris por dia, atingindo um total mensal de 122 mil e 877 barris, de acordo com o documento.

Porém, esta produção diária regista uma baixa importante em relação ao mês de dezembro de 2013, cuja média atingiu seis mil e 370 barris/dia, devido a uma cessação de dez dias por trabalhos, explica o relatório.

As intervenções do campo Chinguetti consubstanciam-se num único polo desde julho de 2007 ao passo que o saldo do Fundo Nacional dos Rendimentos de Hidrocarbonetos (FNRH) atingiu 107 milhões de dólares americanos a 31 de janeiro de 2014.

As receitas do FNRH são constituídas pelo "conjunto de rendimentos do Estado tirados direta ou indiretamente das atividades no setor dos hidrocarbonetos, em particular nos domínios da exploração, do desenvolvimento e da comercialização", lê-se no texto.

Uma conta aberta em nome do Estado numa instituição bancária externa é gerida pelo Banco Central de Mauritânia (BCM), indica a fonte.

-0-PANA SAS/BEH/MAR/DD 16março2014