Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia adota lei relativa à ajuda pública à imprensa privada

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Senado mauritano (câmara alta do Parlamento) analisou e adotou, terça-feira à noite, uma lei relativa à ajuda pública à imprensa privada, soube quarta-feira a PANA de fontes oficiais.

A adoção desta lei (após a Assembleia Nacional) é a última etapa do processo legislativo que deve levar à sua promulgação e implementação com base num decreto de aplicação, de acordo com as mesmas fontes.

A nova lei é um instrumento jurídico "indispensável para a existência duma imprensa profissional inovadora", disse o ministro da Comunicação, Hamdi Ould Mahjoub.

De acordo com o governante mauritano, esta legislação vai permitir aos jornalistas terem "um exercício profissional da sua missão dando prova de objetividade na recolha, no tratamento e na difusão da informação, nomeadamente a relativa à unidade nacional e ao tecido social".

A lei adotada terça-feira à noite ordena igualmente o acesso às fontes de informação a favor do jornalista, sempre com o objetivo de lhe permitir cumprir bem com a sua missão.

-0- PANA SAS/TBM/CJB/DD 09fev2011