Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia adopta várias emendas à lei antiterrorista

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- A Assembleia Nacional da Mauritânia adoptou terça-feira à noite numa sessão plenária várias emendas à lei antiterrorista em vigor desde Julho de 2005, soube a PANA quarta-feira de fonte parlamentar.
As novas emendas visam dar mais eficácia ao texto inicial que não atingiu os seus objectivos, indica um documento relativo à exposição dos motivos lido pela PANA.
As modificações abrangem o prolongamento da detenção de indivíduos suspeitos de terrorismo para 45 dias, a autorização das escutas telefónicas e perquisições domiciliárias em horas tardias da noite, a supressão da prescrição para as infracções de carácter terrorista, bem como a responsabilização dos menores.
A oposição denuncia as novas emendas qualificando-as de "uma deriva ditatorial" que autoriza e legaliza "abusos através de um texto contrário à Constituição, aos princípios de direito e aos preceitos do Islão".
A Mauritânia, país com tradições religiosas de tolerância que remonta a mil 300 anos, está confrontada, desde há alguns anos, com o terrorismo islamita.