Mauritânia acolhe sexta cimeira de G5 Sahel
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A sexta cimeira ordinária dos chefes de Estado do G5 Sahel realizar-se-á a 25 de fevereiro próximo em Nouakchott, anuncia uma fonte próxima da organização.
A reunião dos chefes de Estado será precedida por uma sétima sessão do Conselho de Ministros.
No centro da próxima reunião dos líderes figuram “a avaliação dos progressos realizados no quadro da operacionalização da força conjunta do G5 Sahel e a adoção da estratégia de comunicação” da organização sub-regional, num contexto de recrudescimento de ataques terroristas imputados a grupos terroristas armados, nomeadamente no Mali, no Burkina Faso e no Níger.
A força conjunta é constituída por cinco mil soldados provenientes das Forças Armadas dos países-membros, designadamente o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
O G5 Sahel é uma organização sub-regional criada em dezembro de 2014, com o objetivo de lutar contra o terrorismo e o extremismo religioso.
A instituição, cujo Secretariado Permanente fica em Nouakchott, também tem como metas "coordenar e mutualizar ações nos domínios do desenvolvimento e da segurança”.
O G5 Sahel é uma zona vasta de cinco milhões de quilómetros quadrados, com condições geográficas desérticas e semidesérticas, com uma população de mais de 65 milhões de habitantes.
-0- PANA SAS/TBM/FK/DD 20fev2020