Mauritânia acolhe conclave de Câmaras de Comércio do G5 Sahel
Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Um conclave da Assembleia Executiva da União das Câmaras de Comércio e Indústria dos Países do G5 Sahel, decorre em Nouakchott desde quarta-feira, soube a PANA de fonte oficial no local.
Num alocução pronunciada na cerimónia inaugural, o presidente da Câmara de Indústria e Agricultura da Mauritânia (CCIAM), Ahmed Baba Ould Eleya, lembrou o contexto da pandemia mundial do coronavírus (covid-19), que afeta gravemente as economias do Sahel.
Falou igualmente da mobilização das Câmaras Consulares ao lado dos Estados, numa perspetiva de realização de "um primeiro projeto de apoio à resiliência das empresas de jovens", face às consequências da covid-19, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), e lançado quarta-feira.
Também mencionou um projeto, designado Banco de Família, através da cooperação entre a União das Câmaras de Comércio do G5 Sahel, a Câmara Islâmica de Comércio e Agricultura, e a Organização da Cooperação Islâmica (OCI), cujo objetivo é permitir às populações vulneráveis terem acesso ao financiamento dos seus pequenos projetos.
Ahmed Baba Ould Eleya é também o presidente em exercício das Câmaras de Comércio e Indústria do Sahel.
São membros do G5 Sahel o Burkina Faso, a Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
Esta organização é consagrada à luta contra o terrorismo e a insegurança, e à coordenação dos esforços de desenvolvimento, lembra-se.
-0- PANA SAS/IS/FK/DD 25nov2020