Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A capital mauritana, Nouakchott, alberga, esta terça-feira uma cimeira dos chefes de Estado do G5 Sahel, na presença do Presidente francês, Emmanuel Macron, soube a PANA de fontes oficiais.
O G5 Sahel representa uma organização sub-regional dedicada à luta contra o terrorismo, a insegurança e à coordenação dos esforços de desenvolvimento.
Os países-membros são o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
A reunião de Nouakchott tem por objetivo apresentar um balanço da etapa de execução dos compromissos tomados por ocasião duma cimeira organizada em janeiro de 2020 em Pau(França), sobre a intensificação da luta contra os Grupos Terroristas Armados (GTA) no Sahel, e que declarou o Estado Islâmico no Grande Sara (EIGS) como inimigo número1”.
O encontro de Nouakchott também permitirá avaliar a execução dos projetos de desenvolvimento.
Esta cimeira realiza-se num contexto de agravação da contestação política no Mali, onde a rua, sob a direção do imame Mahmoud Dicko, exige a demissão do Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita , uma nova realidade que se acrescentou à deterioração da situação de segurança no Mali, no Burkina Faso e no Níger em menor medida.
-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 30junho2020