Maurícios chamados a votar "de forma ponderada e responsável" em novembro próximo
Port-Louis, Maurícia (PANA) - O bispo de Port-Louis ,o cardeal Maurice Piat, pediu terça-feira, aos Maurícios para usarem "o seu direito de voto de forma ponderada e responsável" nas próximas eleições legislativas de 7 de novembro de 2019, soube a PANA de fonte oficial, no local.
Numa mensagem à toda a população mauriciana, o Bispo recordou-lhes que "serão chamados a eleger aqueles que conduzirão o nosso país e que terão a responsabilidade de tomarem decisões económicas e sociais que moldarão a vida dos mauricianos nos próximos cinco anos".
"Estas eleições são um momento importante para o exercício do nosso dever cívico, que inclui, para além do voto em si, a nomeação de candidatos, a apresentação de programas eleitorais, reuniões e debates. Que critérios nortearão as suas escolhas?. Não cedam às tentações habituais que aguardam pelos partidos políticos", preveniu o prelado.
"Não abdique do seu dever de votar a pretexto de que a política é corrupta. Temos os políticos que merecemos. Não venda o seu voto ao mais oferente por favores pessoais ou marginais. Não venda a sua consciência para ganhos pessoais, mas preocupem com o bem comum", aconselhou.
O Bispo insistiu em que os Maurícios "exijam que os candidatos respeitem as prioridades nacionais, colocando-se acima dos apetites setários e setoriais.
Que a liberdade e os direitos civis dos cidadãos sejam respeitados; que a luta contra a pobreza se torne numa prioridade das prioridades, disse.
O Cardeal Piat recordou a visita às Maurícias, a 9 de setembro último, do Papa Francisco "que nos chamou a atenção para grandes questões que devem ser de particular importância para nós, nomeadamente jovens, seus empregos e drogas que os aprisionam, pobres e emigrantes".
-0- PANA NA/DIM/DD 15out2019